quarta-feira, 23 de abril de 2014

Provérbios de Salomão para a atualidade: um conselho aos jovens

















Em todas as nossas igrejas que militam na Obra da Restauração de Tudo a revista do Estudo Bíblico é a mesma para todas elas, e estávamos estudando o livro de Jó e agora passamos para o livro de Provérbios. 

Pesquisando um pouco sobre este livro encontrei um artigo muito enriquecedor e edificante que faz uma pequena abordagem do livro de Provérbios para os dias atuais e desejo compartilhar com todos os leitores.


Que Deus continue vos abençoando.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Por: silvia leticia carrijo de azevedo sá
Os Provérbios servem para podermos entender a sabedoria e o caminho da vida de forma clara e mais objetiva. Ensina-nos a caminhar com menos erros, de uma forma mais leve e mais prática. Provérbios não é nenhum livro de auto-ajuda, nem receita de bolo testada. É uma verdade Bíblica experimentada pelo próprio autor e que dando certo em sua vida as escreveu, e tem dado certo na vida de quem tem lutado para colocar suas palavras em prática.
Alguns de seus Provérbios são tão atuais que me levou a descrevê-los hoje. É o caso de Prov. 1:2-23.
Eles nos ajudam a entender porque devemos ter disciplina, sabedoria e buscar viver a vida de forma a se orgulhar dela e deixar boas marcas para a nossa próxima geração. Mostra-nos a importância das escolhas que fazemos. Que consequências teremos de uma escolha bem e mal feita. Descobrir o que estamos fazendo no oculto de nosso ser e o que isso reflete no nosso dia-a-dia.
Deus só nos concede sabedoria se realmente nosso coração a desejar. Não é se ficarmos repetindo o que desejamos que irá surgir em nossa vida. É íntimo e pessoal à busca. É você e Deus. Como ele nos conhece no íntimo sabe como estamos desejando.
Para extrair ouro é preciso muita procura. O entendimento só será encontrado quando realmente procurarmos como se procura o ouro. Depende de esforço, vontade e nunca desistir, pois na hora em que desistimos é que realmente estamos perto.
O caminhar na integridade é que nos reserva encontrar a sabedoria. Guardando os nossos caminhos encontraremos o tesouro escondido. A reserva mais preciosa.
Não adianta deixarmos à retidão e nos enveredarmos por caminhos fáceis e por momentos divertidos, fáceis. Não adianta nos alegrarmos em fazermos o mal. É triste quando ouvimos depoimentos de jovens que estão em caminhos das trevas e sorriem de seus crimes, sua alegria dura pouco, é passageira. Passa como nuvem e fraca como uma criança de colo.
Quando deixamos nosso coração entrar por caminhos tortuosos encontraremos morte na panela, desastre e destruição para nossos lares. Jovens não querem sabedoria, pois dela vem à responsabilidade. Somos uns jovens com pensamentos imaturos e infrutíferos. Queremos estar à beira do abismo imaginando que poderemos os controlar. Dependendo apenas que o vento bata para levarmos um escorregão e cairmos no precipício. Para depois enquanto caímos pensar no que faremos da vida.
Estamos esquecidos de que Deus de todos e de tudo nos pedirá conta. Esquecemos de ensinar aos nossos filhos que a vida tem suas consequências. Queremos o caminho mais fácil e frágil. Somos o povo do desespero emocional com mundo na ponta dos dedos.
Salomão diz: “Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe.”(Provérbios 1:8) Quantos pais hoje estão a porta de penitenciárias passando por horrores para visitar seus filhos, quantos estão neste momento em que você lê este artigo chorando a morte de um filho adolescente, decapitados pelo tráfico, pela violência. Ainda dizem não querer conhecer a Jesus.
O princípio para que possamos reverter esse processo atual é voltarmos a temer a Deus, não sermos loucos em desprezar sua sabedoria e ensino. “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina. (Vv.7).
As palavras de Salomão são tão atuais para nossos jovens que ele deixa alguns conselhos fenomenais vejamos: “Meu filho, se os maus tentarem seduzi-lo, não ceda! Se disserem: "Venha conosco; fiquemos de tocaia para matar alguém, vamos divertir-nos armando emboscada contra quem de nada suspeita! Vamos engoli-los vivos, como a sepultura engole os mortos; vamos destruí-los inteiros, como são destruídos os que descem à cova; acharemos todo tipo de objetos valiosos e encheremos as nossas casas com o que roubarmos; junte-se ao nosso bando; dividiremos em partes iguais tudo o que conseguirmos!
" Meu filho, não vá pelo caminho dessa gente! Afaste os pés do caminho que eles seguem, pois os pés deles correm para fazer o mal, estão sempre prontos para derramar sangue. Assim como é inútil estender a rede se as aves o observam, também esses homens não percebem que fazem tocaia contra a própria vida; armam emboscadas contra eles mesmos! Tal é o caminho de todos os gananciosos; quem assim procede a si mesmo se destrói.” (Vvs 11-19)
O abismo de ilusão, confusão é o lugar para onde estes jovens caminham, não desejam o trabalho honesto, não escutam os pais. Mas ainda é tempo, afinal a sabedoria ainda clama por quem a deseja. Ela está em cada esquina à espera de quem a procure. Está ansiosa para nos encontrar e encontrar também em nós morada certa e eficaz.
Mesmo que os já destruídos querem nos enganar lutemos pela sabedoria, pela caminhada correta e sem fim destruidor. Ainda não encontrei alguém neste caminho que se dê bem. É literalmente caminho de morte para você e sua família. Principalmente os pais que sonham tanto quando nasce um bebe em casa.
Seus pais vão até te visitar em algum presídio por ai, mas jamais se sentirão orgulhosos de quem você é, do caminho que está seguindo. Mas ainda é tempo, a vida ainda está em você. E para terminar as palavras de Salomão continuam assim “A sabedoria clama em alta voz nas ruas, ergue a voz nas praças públicas; nas esquinas das ruas barulhentas ela clama, nas portas da cidade faz o seu discurso: "Até quando vocês, inexperientes, irão contentar-se com a sua inexperiência? Vocês, zombadores, até quando terão prazer na zombaria? E vocês, tolos, até quando desprezarão o conhecimento? Se acatarem a minha repreensão, eu lhes darei um espírito de sabedoria e lhes revelarei os meus pensamentos.” (Vvs 20-23)
Até a próxima...








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...