terça-feira, 3 de setembro de 2013

As virtudes de Estevão



- As virtudes de Estevão –

Referências: Atos capítulos 6 e 7.

  • Ele era um servo cheio do conhecimento de Deus e de sabedoria:

Ele possuía um profundo conhecimento das Escrituras, como também, da história do povo de Israel. Isso lhe trazia muita autoridade, mas trazia também fúria daqueles que não criam que Jesus fosse o Messias que os profetas avisavam que se havia de vir.

  • Ele era um servo cheio do Espírito Santo:

Ele tinha intimidade com o Senhor. No capítulo 7, verso 55, diz que enquanto ele estava sendo apedrejado, estava ”cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus; e disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus.(Atos 7:55-56)
Naquele momento, o Senhor mostrou a Estevão que era com ele e que Ele, o Senhor Jesus, julgava a sua causa naquele momento contra os seus acusadores, pois diante de Deus Estevão estava justificado.
Quando nós passamos por perseguições, caluniadores e difamadores se levantam para nos incriminar injustamente, porém, o Senhor é o nosso Advogado para pleitear a nossa causa e nos dar a vitória.

  • Ele era um servo cheio de coragem e amor


No momento em que Estevão estava sendo julgado, ele não demonstrou intimidação, mas demostrava a sua responsabilidade de dizer a Verdade, mesmo sabendo que essas verdades lhe custassem a vida. Porém, ele não temia, pois tinha fé de que o Senhor era com Ele, pois Ele estava cheio do Espírito Santo.
Jesus havia dito para os discípulos, que eles seriam conduzidos às Sinagogas, aos magistrados e potestades, porém, não se preocupassem no que iriam dizer, pois na mesma hora o Espírito Santo os ensinaria o que convinha falar. (Lucas 12:11-12)
Na hora em que seus opositores lhe apedrejavam, dizia: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito”, e dando os seus últimos suspiros, “pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado, E, tendo dito isto, adormeceu.”

(Atos 7:59-60).

Demonstrando sua sinceridade e amor para com seus perseguidores, Estevão fez a sua última oração intercedendo pelos seus inimigos.

Disse Jesus: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; (Mateus 5:44)
Estevão possuía o mesmo sentimento de Cristo quando agonizava no madeiro, clamava ao Pai por seus acusadores, e em seus últimos momentos, entregou ao Pai o Seu Espírito.
Jesus para Estevão era o seu maior exemplo de amor e perdão. Ele era realmente um imitador de Cristo.  (Efésios 5:1)

Temos que ter em mente que Estevão clamou ao povo que o perseguia porque ele sabia que a luta dele não era contra a “carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes”.(Efésios 6:12-13)

O apóstolo Paulo, usado pelo Senhor, disse: “E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições”. (2 Tm 3:12)

O verdadeiro servo de Deus, passa por perseguições, devido a sua contrariedade e diferença com o mundo.

Todos os que quiserem seguir a Cristo devem estar dispostos às perseguições, pois se o próprio Senhor sofreu que dirá os seus servos. Como disse Jesus aos seus discípulos: Não é o discípulo mais do que o mestre, nem o servo mais do que o seu senhor.

Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus domésticos? (Mateus 10:24-25)


No entanto, para suportar as perseguições precisamos ser imitadores de Cristo como Estevão foi, cheio do Espírito Santo, cheio de coragem e amor, possuindo um grande conhecimento das Escrituras.

Não podemos temer as afrontas que vierem sobre nós, mas sermos valentes e ter prazer em sabermos que estamos sofrendo por amor de Cristo, pois Ele sofreu por nós.

Os apóstolos se regozijaram por terem sido dignos de padecerem no Nome do Senhor. (Atos 7:40-41)

Como o apóstolo Paulo, que disse: Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então sou forte. (2 Coríntios 12:10)

Todos os servos sinceros do Senhor, como, Daniel, Ananias, Misael e Azarias, os apóstolos, os profetas entre outros servos de Deus que sofreram por não negarem o amor de Cristo, foram vitoriosos, porque o Forte era com eles. “Se Deus é por nós quem será contra nós?” (Romanos 8:31)

Não postei esse texto para dar medo e criar pavor no meio dos cristãos e dos não cristãos, porém, é necessário que se saiba que servir a Deus, não é uma vida fácil como muitos pregam por aí, muitos pregam para as pessoas somente falando das maravilhas das rosas, mas esquecem de dizerem que as rosas possuem espinhos, para viver o verdadeiro evangelho é com muita luta mesmo. Só a Graça do Senhor nos basta.
Temos que aproveitar que aqui no Brasil, ainda temos a liberdade de podermos falar do amor de Deus, mas chegará dias que não teremos mais essa facilidade.

Não precisamos temer as aflições da vida, apenas confiar no nosso Senhor sabendo que Ele estará sempre ao nosso lado nos guardando e nos providenciando o escape. Vale a pena lutar por esse amor.
Para os cristãos a morte não é o fim, apenas é a continuidade de nossas vitórias e o complemento das promessas do Senhor se cumprirem em nossas vidas.
Para os perseguidores de Estevão, ele havia realmente morrido, porém para o Senhor, ele apenas adormeceu, descansando de seus trabalhos (Apocalipse 14:13) para despertar no último Dia.

Disse o Senhor Jesus: Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (João 16:33)
Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”. (Apocalipse 2:10)

Tamyres V- Blog Jesus Cristo está Voltando
www.blogevangelicomaranata.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem vindo(a)!!
Obrigada pelo seu comentário. Deus te abençoe !!!

"Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feito por um justo pode muito em seus efeitos. TIAGO 5:16"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...