sexta-feira, 8 de julho de 2016

Alusão ao Salmo 73


 A prosperidade dos ímpios faz duvidar da justiça de Deus, mas o fim deles a demonstra

SALMO 73
Salmo de Asafe

 (V. 1-9) O salmista Asafe acreditava que Deus era bom para os de coração limpo e puro, porém, ele quase perdeu a confiança em Deus, pois via que os maus se enriqueciam e faziam o que queriam. Homens maus, que a cada dia ficavam mais ricos e usavam do seu poder para afligir os menos desfavorecidos.
O salmista invejava a vida dos que prosperavam, porque mesmo sendo arrogantes, soberbos e zombadores de Deus, a riqueza e o poder deles aumentavam mais e mais.

(V.10-12) O povo de Israel vendo essas coisas achavam que seria melhor ir para o lado deles, achavam mais vantajoso e que o Senhor nem iria perceber, pois parecia que Deus não via o que os maus faziam.

(V.13-16) Asafe estava até achando inútil, que não estava adiantando de nada ele andar em uma vida correta, permanecer com um coração puro, pois enquanto aumentava a riqueza e a alegria dos poderosos, a vida dele era afligida a cada amanhecer e ele não conseguia entender porque isso se sucedia. Parecia algo muito injusto!!

(V.17-20) Porém, quando ele foi até ao Templo do Senhor, Deus lhe fez compreender o que iria suceder a todos esses que achavam que estavam bem mesmo praticando injustiça e andando nos maus caminhos. Deus não deixou o seu servo confuso, mas com muito amor o ajudou em sua dificuldade de compreensão.

O Senhor fez o salmista compreender que a vida que esse homens viviam fora dos caminhos do Senhor e que apresentavam uma vida alegre e prazerosa era apenas uma ilusão nada mais. Eles apenas caminhavam para o abismo sem perceberem. Como diz no verso 18, o próprio Senhor permite todas essas coisas, pois esses homens tinham suas alegrias em algo passageiro e que logo passaria, suas alegrias teriam um fim, juntamente com tudo aquilo que eles confiavam, pois é terreno e passageiro.

Pois, o que adianta ter o mundo inteiro e perder a sua alma? (Mateus 16.26)
O que adianta ter tudo o que o mundo oferece, mas não ter o essencial para a vida do homem? DEUS.
Ter Deus é ter tudo!  O dinheiro é muito útil na vida do ser humano, mas nada valerá se não ter ao lado aquele que é Dono do ouro e da prata. Somente Ele, o Senhor, nos trará a verdadeira alegria que nunca passará, será eterna.
Os ímpios colocam seus corações em algo passageiro que logo passa, mas os que servem ao Senhor colocam seus corações em algo eterno que nunca passará.
Foi o que o salmista compreendeu, ele tinha muito mais do que todos os ímpios que ele invejava, ele tinha a companhia do Deus de Israel, tinha as orientações e a segurança do Senhor.

No salmo 37 (medite no capítulo), salmo de Davi, nos ensina a não invejarmos os malfeitores, pois logo murchariam como a erva verde, porém devemos confiar no Senhor e teremos abundância de paz.
Não é proibido conquistarmos algum bem material, porém precisamos entender que o nosso Senhor nos ensina a não colocarmos o nosso coração nas coisas passageiras, mas fazermos tudo pra glória de Deus e não por cobiça ou vanglória. Pois o nosso Senhor Jesus disse que:

E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.  Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se?
E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.
Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que receberemos?
E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.
E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.
Porém, muitos primeiros serão os derradeiros, e muitos derradeiros serão os primeiros.
Mateus 19:25-30

 Jesus se referia aos que se prendem com algo material, terreno, pois Ele conhece todos os corações e sabe quão fácil é para o homem esquecer de Deus e deixar a riqueza subir a cabeça. Mas, o que o alegra é quando homens e mulheres, se preciso for, abandonam tudo o que os impedem de servir a Cristo. E seremos bem aventurados se assim fizermos.
O Senhor não quer que tomemos a mesma atitude do jovem rico que virou as costas para o Mestre, porque não queria renunciar o amor ao dinheiro.

(V.21-28) Então, o salmista se alegrou com o entendimento que Deus lhe deu, e disse:
(Versão NTLH)

O meu coração estava cheio
de amargura,
e eu fiquei revoltado.
Eu não podia compreender, ó Deus;
era como um animal, sem entendimento.
No entanto, estou sempre contigo,
e tu me seguras pela mão.
Tu me guias com os teus conselhos
e no fim me receberás com honras.
No céu, eu só tenho a ti.
E, se tenho a ti,
que mais poderia querer na terra?
Ainda que a minha mente e o meu corpo
enfraqueçam,
Deus é a minha força,
ele é tudo o que sempre preciso.
Os que se afastam de ti
certamente morrerão,
e tu destruirás
os que são infiéis a ti.
Mas, quanto a mim, como é bom
estar perto de Deus!
Faço do Senhor Deus o meu refúgio
e anuncio tudo o que ele tem feito.

GLÓRIA DEUS!!!

Que seja sempre assim o nosso coração para com Deus. Termos prazer em servir ao Todo Poderoso que tudo faz para o nosso bem e que sempre age com justiça.
Que o nosso prazer e alegria esteja somente no Senhor. Não O sirvamos por interesse, mas por amor e verdade. Ele sabe tudo o que precisamos e nunca nos prometeu uma vida fácil, mas disse que no mundo teríamos aflições, mas termos bom ânimo, pois Ele já venceu o mundo e tomou sobre si, todos os nossos pecados.
Mesmo que nós não entendemos muitas vezes o Seu agir, temos que somente confiar, pois Ele tudo sabe, tudo vê e sempre fará o melhor para todos nós!! Seja quem for, ímpios ou justos, o Senhor ama a todos! O importante, é confiarmos no Senhor e  amarmos aqueles que não andam no caminho do Senhor, pois o Senhor não tem  prazer na morte dos ímpios (Ezequiel 18:32), antes quer ver todos se arrependerem e lhes dá a oportunidade de se voltarem para ELE enquanto há tempo. (Deuteronômio 30)

Deus te abençoe!!




Notas de Rodapé

Salmos 73.3-14 – Jó 21; Jr. 12.1; Hc 1.
Salmos 73.10 – Por isso, o seu povo...a largos sorvos: Outra tradução possível: pelo que o seu povo volta aqui, e águas de um copo cheio lhes são despejadas, isto é, bebidas por eles.
Salmos 73.11 – Jó 22.13-14; Sl 10.4,11; 14.1; 53.1; Is 29.15
Salmos 73.17 – Santuário de Deus: Trata-se, provavelmente, de uma revelação que o salmista recebeu no templo (cf. Is 6.1-13). Outros, por sua vez, traduzem: os segredos de Deus.
Salmos 73.19-20 – Asafe: Ver Sl 50.1, n.
Salmo didático ou sapiencial, semelhante, no seu conteúdo, aos Salmos 37 e 49.

Referência: Bíblia Ilumina









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem vindo(a)!!
Obrigada pelo seu comentário. Deus te abençoe !!!

"Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feito por um justo pode muito em seus efeitos. TIAGO 5:16"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...